segunda-feira, 28 de março de 2011

Plantar boas atitudes para colher harmonia e paz

Conforme a Unesco “A guerra começa no espírito do homem,logo,é no seu espírito,que devem ser erguidas as defesas da Paz”.
A escola, portanto,também tem a responsabilidade de oportunizar o “aprender a conviver” - um dos quatro pilares da educação.
Assim começou o nosso ano letivo:fazendo nossos combinados para uma convivência harmoniosa!
O que foi ilustrado pelo desenho de uma árvore,na qual plantamos algumas sementes(nossas atitudes)para podermos colher os frutos(nosso deleite).
A atividade teve continuidade ao plantarmos mudas de árvores no pátio da escola .
Nosso aprendizado não parou por ai!
As minhocas que apareceram durante o plantio viraram nosso objeto de estudo nas aulas de ciências e nos ajudaram a compreender a importância do trabalho dos cientistas e da ciências em nossa vida.
Seguimos em frente...
com aprendizados significativos e prazerosos,considerando a integridade da criança.

Profª Valdirene – 3º ano D

sexta-feira, 25 de março de 2011

Os alunos do 8º ano A e B,calcularam do valor do número irracional П (pi) na prática, utilizando sucatas em formato circular,barbante,régua e muita criatividade, confeccionaram cartazes para expor a todos que a medida de qualquer circunferência dividida por seu diâmetro é sempre aproximadamente 3,14...
Profª Lais
Matemática

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ciências em foco...

Trabalho realizado pelo 3º ano C da professora Nívia para ressaltar a importância da Ciência e suas contribuições para a humanidade.
Num primeiro monento,a professora trouxe para a sala depoimentos de alguns cientistas em suas muitas áreas de atuação,para que as crianças percebessem os diversos segmentos da Ciências.
Em outra aula,os alunos tiveram a oportunidade de manusear um microscópio observando a textura de uma planta.
Nas aulas de informática,eles navegaram por sites ineragindo em jogos como na montagem do esqueleto humano,descoberta de animais aquáticos e experiências científicas on-line e assistiram a apresentação de pawerpoint.
Por último,eles pessquisaram em revistas e jornais alguns artigos sobre descobertas científicas recentes identificando qual beneficio eles trouxeram para a humanidade.Ficaram muito orgulhosos quando viram seus trabalhos expostos.
Profª Nívia - 3ºano C

REPÚBLICA DA ESPADA

     "Os alunos dos 9° anos A,B e C estão estudando sobre os primeiros anos do Brasil Republicano.Fizeram estudos e construíram cartazes sobre a nossa primeira constituição republicana.
      Não se esqueça: Constituição é um conjunto de leis que regem um país." 
      
      Professora Anelore


segunda-feira, 21 de março de 2011

CIVILIZAÇÃO ÁRABE

"Os alunos dos 7° anos A,B e D estudaram sobre a civilização árabe. Observaram mapas, ouviram e leram sobre Maomé e o Islamismo. Conversaram e discutiram sobre os costumes dos muçulmanos e a vida no deserto.
Fecharam o estudo com a elaboração de cartazes."
Professora Anelore.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Sala Multifuncional

O meu trabalho na Sala de Recursos Multifuncionais é de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.
O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais, isto é, não é Reforço Escolar.
Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.
Na Sala de Recursos Multifuncionais são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
As SRM dispõem de materiais e recursos pedagógicos como:
*Equipamentos (Televisão, scanner, computadores, impressoras);
*Jogos pedagógicos adaptados ou não;
*Recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros, pranchas de leitura)
Este atendimento é realizado no turno oposto da classe comum com atendimentos de 45 minutos (individual) e 1h10 (grupos).
Estas SRM fazem parte da ação do MEC compartilhada com os estados e municípios.
Você encontra mais informações no site do MEC: www.mec.gov.

“Uma escola pode ser considerada inclusiva quando não há diferença entre seres humanos, não seleciona com base em julgamento de valores como perfeitos ou não, normais ou não.
É aquela que proporciona uma educação voltada para todos, de forma que qualquer aluno faça parte.
Inclusão é respeitar as diferenças e não anulá-las!”

Esta é minha sala..


Prof.Vânia Rosa

quinta-feira, 10 de março de 2011

JOINVILLE 160 ANOS


      Os alunos dos 5o anos A e C da Professora Rosânia Maia Vicente estavam trabalhando   poesias e  poemas quando decidiram homenagear Joinville. Os poemas foram criados na sala durante a aula de Língua Portuguesa. 

  




POEMAS
        JOINVILLE
No campo nasce a flor,
No coração a saudade,
Foi em Joinville
Que encontrei
A minha felicidade.
Foi por isso que vim
Morar nesta cidade,
As árvores, o céu,
Tudo parece um tremendo
E lindo véu.
Minha terra, meu amor
Uma terra sem rancor
Os rios, as flores
São tudo que eu sempre quis,
Por isso nessa terra sou feliz.

Júlia

                 JOINVILLE
Que belo são tuas flores,
Que belo é teu luar
Com tua dança embala a gente,
Com teu embalo nos faz amar.
Cidade de gente bonita
Que migra de lá pra cá
Tú acolhes todos nesta vida
Deixando assim a alegria no ar.

Chayane Soares da Silva

                

terça-feira, 1 de março de 2011

ASSEMBLÉIA


     Sexta-feira, 25/02/11, às 19:00h na E.M.Prof. Sylvio Sniecikovski se reuniram em Assembléia pais, professores e a direção.
    Durante a sessão, Eliane, a  diretora apresentou   os professores aos pais e ,  falou da importância da participação destes na vida escolar de seus filhos. Após falar dos eventos que ocorrerão durante o ano letivo, os pais assistiram a um vídeo sobre a importância do exemplo.