O meu trabalho na Sala de Recursos Multifuncionais é de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.
O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais, isto é, não é Reforço Escolar.
Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.
Na Sala de Recursos Multifuncionais são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
As SRM dispõem de materiais e recursos pedagógicos como:
*Equipamentos (Televisão, scanner, computadores, impressoras);
*Jogos pedagógicos adaptados ou não;
*Recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros, pranchas de leitura)
Este atendimento é realizado no turno oposto da classe comum com atendimentos de 45 minutos (individual) e 1h10 (grupos).
Estas SRM fazem parte da ação do MEC compartilhada com os estados e municípios.
Você encontra mais informações no site do MEC: www.mec.gov.
“Uma escola pode ser considerada inclusiva quando não há diferença entre seres humanos, não seleciona com base em julgamento de valores como perfeitos ou não, normais ou não.
É aquela que proporciona uma educação voltada para todos, de forma que qualquer aluno faça parte.
Inclusão é respeitar as diferenças e não anulá-las!”
Esta é minha sala..
Prof.Vânia Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário