terça-feira, 30 de agosto de 2011

Visita a fazenda da "Familia Schroeder"


No último dia onze de agosto, os alunos do 2º ano “A” matutino fizeram um passeio-estudo em um dos espaços selecionados pelo Projeto Viva Ciranda, que vem proporcionando a muitas escolas promover a contextualização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nossa turminha conheceu a fazenda “Família Schroeder”.
Apesar do tempo chuvoso foi uma experiência incrível. Os proprietários da fazenda nos receberam com muito carinho e atenção e seus conhecimentos práticos sobre os cuidados com os animais e com as plantas acrescentaram muito na aprendizagem dos alunos, que, de volta à escola, puderam realizar atividades mais ricas e com mais segurança. Afinal, a vivência contribui muito para o processo de ensino e aprendizagem, principalmente durante o processo de alfabetização. Os alunos e a professora puderam ver de perto alguns dos animais já mencionados durante as aulas de ciências.
O estudo sobre os seres vivos, em especial os animais, tornou-se mais interessante após essa visita, pois oportunizou aos alunos experiências muito significativas, como tirar leite da cabra, alimentar os porcos, dar mamadeira a uma cabritinha e o mais emocionante, segundo a fala dos alunos, “poder pegar no colo e acariciar os coelhinhos da fazenda”. A horta orgânica também chamou muito a atenção dos alunos, principalmente após as explicações dadas pelo proprietário do local. Apesar de já termos vivenciado em sala algumas experiências usando os órgãos dos sentidos, os alunos também participaram de brincadeiras envolvendo experiências que relembrou esse aspecto das aulas.
Enfim, o passeio foi maravilhoso e só temos a agradecer a oportunidade.

                                Profª Rosane

Nenhum comentário: