quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PROJETO DE CIÊNCIAS DE 2012: RESULTADO EFICAZ!


  Isto é  que é ensino CONTEXTUALIZADO E SIGNIFICATIVO!

As três turmas dos 5ºs anos da E. M. Professor Sylvio Sniecikovski puderam, através do projeto “Meu corpo, minha primeira moradia”, estabelecer as relações existentes entre os sistemas do corpo humano e suas funções, assim como compreender a importância da aquisição de hábitos adequados para a manutenção da saúde.
 Iniciamos o ano com o estudo sobre a importância da ciência e dos cientistas, afinal, todo o conhecimento científico vem daí. Foi então que partimos para o estudo de alguns sistemas do corpo humano: muitas leituras, desenhos, construção de maquetes, apresentações de trabalho, muitas experimentações, etc.
Mas foi no estudo do sistema respiratório, numa conversa inicial com os alunos, que ficou constatado o grande número de fumantes dentre seus familiares. Informação importante que nos deixou a responsabilidade de tentar interferir nesta realidade... E assim aconteceu: depois de compreendermos a importância do oxigênio para o nosso organismo e termos acesso a dados estatísticos de doenças e óbitos causados pelo cigarro, partimos para uma dramatização, elaborada pelos próprios alunos e, na sequencia, a atividade principal: escrita de uma carta. Cada aluno deveria escrever uma carta a um fumante (parente de um dos alunos da sala, selecionado por sorteio), que, posteriormente, seria entregue em mãos.
A carta deveria, entre outras coisas, argumentar as razões pelas quais valeria a pena parar de fumar. A qualidade e número de argumentos seriam, aliás, o principal critério para avaliação.
Depois das entregas das cartas aos destinatários, o sucesso do projeto não tardou a aparecer: “Minha mãe cortou pela metade a quantidade de cigarros que fumava”diz a aluna Manoela. “Meu irmão deixou de fumar” comenta a aluna Cássia; entre outros depoimentos.
Fica a sensação de dever cumprido, o agradecimento pela dedicação dos alunos e a certeza de que educação, conhecimento e realidade devem caminhar juntos.  






             



Valdirene Alves da Silva
Professora da rede municipal de Joinville (Anos iniciais)
Aprendiz da Unipaz

Nenhum comentário: