terça-feira, 6 de agosto de 2013

*Monitores do Saber - Jornal Notícias do Dia*



Projeto promove a leitura como ferramenta de transformação social em Joinville

Com a ajuda do Ittran e de professores, 14 alunos distribuiram exemplares do Jornal do Paraíso




 Na tarde desta terça-feira (16), das 16 às 17h, será realizado um pedágio no bair­ro Jardim Paraíso. Mas esse será um pedágio diferente. O objetivo é estimular a leitura. Com a ajuda do Ittran e de professores, 14 alunos distribuirão exemplares do Jornal do Paraíso para pedestres e moto­ristas que passarem na frente da Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, na av. Júpiter. A ação faz parte do projeto Monitores do Saber, da Escola Mu­nicipal Sylvio Sniecikovski.

Rogerio da Silva/Secom/Divulgação/ND 


Desde fevereiro, o projeto vem transformando a realidade da escola e inserindo o hábito da leitura entre os alunos e toda a co­munidade. A idealizadora da ini­ciativa foi a supervisora da insti­tuição, Marisa da Silva Vicentim. “O projeto iniciou quando resolvi ajudar os professores e organizar atividades para alunos com difi­culdade”, conta. A primeira ação foi promover o reforço escolar para esses estudantes. Para isso, 14 alunos foram treinados a fim de atuarem como monitores e au­xiliarem os colegas. A maioria dos alunos participantes conseguiu melhorar o desempenho, aumen­tando a nota da média.
Depois, pensando em ampliar o alcance do projeto, Marisa teve a ideia de criar um concurso de conta­ção de história entre as turmas de 1ª a 5ª séries. Os monitores passaram nas salas treinando os alunos para que eles pudessem contar as histó­rias. No outro dia, os estudantes ti­nham a tarefa de ler uns para os ou­tros, acompanhados da supervisora, que deu notas e tirou um vencedor de cada série. Os cinco concorreram entre si e então saiu o campeão.
A ação continua e para partici­par não há restrição alguma, cada um pode pegar o livro que quiser. Os alunos também são livres para criar as histórias partindo da própria imaginação. A ideia do concurso deu tão certo que outro deve ser realiza­do em agosto. “Eles passaram a ver o outro lado da leitura, o de contar histórias”, ressalta Marisa.
Os resultados positivos já po­dem ser percebidos, principal­mente em função do concurso. O empréstimo de livros da biblioteca da escola mais que dobrou. Agora, cada sala conta com um cantinho da leitura e os professores estão fazendo círculo de leitura com os alunos. “São coisas que estão apa­recendo que não tinham antes na escola”, comemora a supervisora.

Atingindo a comunidade
 

Não satisfeita, Marisa resolveu ampliar o projeto mais uma vez. A etapa seguinte foi estender aos pais. “Não adianta só estimular os alunos se os pais não se importam com leitura”, argumenta a supervisora. A partir daí, os livros foram entregues em sacolas para os pais, é o chamado “sacolas de leitura”, com livros, jornais e revistas. Estas sacolas de leitura são um projeto tradicional na rede municipal de Joinville e abrangem pelo menos 61 unidades. De acordo com a coordenadora, muitos dos pais já relataram que começaram a ler os livros com os filhos.
Satisfeitos com os resultados, os monitores do saber também passaram a levar as sacolas para os comércios da avenida Júpiter. E junto, nas sacolas, todos recebem um caderno para anotarem as impressões sobre as obras. Estes comentários serão recolhidos e será realizado com quem realmente leu os livros. A ideia é fazer os comerciantes entenderem a importância da leitura. “Este é o diferencial da escola, levarmos o projeto além da unidade de ensino”, destaca.
Realizar o pedágio é mais uma etapa e outra forma de levar o projeto para fora dos muros da escola.
 

Publicado em 16/07/13 no Jornal Notícias do Dia.





Nenhum comentário: