terça-feira, 29 de novembro de 2011

6ª e última visita do Projeto Viva Ciranda,agora é a vez das abelhas...



 

Os alunos dos 2º anos matutino e vespertino da E. M. Professor Sylvio Sniecikovski, foram para uma visita de estudo no Apiário Pfau com um maravilhoso dia de sol, na área rural de Joinville promovido pelo Projeto Viva Ciranda.
Foram recebidos pela Sra. Ilse, proprietária do sítio, que forneceu informações a respeito das as abelhas-sem-ferrão, a hidrografia e o relevo do sítio,e a importância dos cuidados com a natureza para a preservação da humanidade, reforçando para os alunos o que aprenderam na escola com pesquisas e atividades relacionadas ao tema com seu conhecimento prático.
A paisagem diferenciada, o ar puro, os sons da natureza, os animais e toda a vegetação do local proporcionou momentos agradáveis,descontraídos e inesquecíveis, não muito comum em nosso dia-a-dia.
O projeto desenvolvido sobre as “ABELHAS”com as turmas dos 2º anos dentro do Projeto Viva Ciranda, despertou a curiosidade e o interesse dos alunos pelo hábito da leitura da escrita, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. As atividades propostas em sala de aula do projeto das abelhas foram sendo trabalhadas de acordo com o ritmo das turmas, que iam sendo melhoradas gradativamente na busca por novos conhecimentos sobre o tema.
A visita ao Apiário Pfau ampliou o conhecimentos dos alunos sobre as abelhas. Como por exemplo: o número de espécies de abelhas-sem-ferrão,como:a Jataí,a Mandaçaia, a Jandaíra,a Caga-fogo e a Bugia espécies que conheceram através das literaturas, a função de cada um dos habitantes da colmeia, o tempo de vida e a alimentação que cada um recebe.
Vestiram e observaram os objetos usados para o trato e o cultivo das abelhas. Experimentaram o mel,os diferentes formatos de colmeias de acordo com cada espécie,a cera de própolis e o trabalho das abelhas operárias. Reforçando assim o que aprenderam através dos livros de literatura científica e infantil, das pesquisas, dos jogos, dos filmes e das histórias interativas.
Podemos dizer que fechamos com chave de ouro nossos estudos sobre as abelhas-sem-ferrão. Muito obrigada ao Projeto Viva Ciranda. 
 

Professora: Rosane N. da R. Coutinho – 2º ano “A”




























Nenhum comentário: